A utilização de equipamentos de segurança, reduzem o número de afastamentos ocorridos por acidentes de trabalho.
Começamos por onde?
A primeira atitude a ser tomada é seguir todas as Normas Regulamentadoras, que estão disponíveis na página do Ministério da economia.
Com essas regras, que atendem aos requisitos legais de segurança e saúde do trabalho exigidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e o ME, os empregadores garantem que suas ações sejam executadas de maneira segura e saudável para os funcionários.
Além disso, pode-se se contar com a ajuda dos órgãos de segurança, como a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), que colaboram na detecção de riscos e na aplicação dos métodos de prevenção de acidentes.
Trabalhe forte com a Prevenção e a AQUILA EXPERTS auxilia nisso!
Para reduzir os riscos de acidentes no ambiente de trabalho, um ponto fundamental é a prevenção e isso exige a implementação de diversas medidas técnicas, que envolvem a educação dos empregadores e funcionários, a aquisição e correta utilização dos EPIs, a elaboração de um mapa de risco, a execução do Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais (PPRA), a sinalização da empresa, dentre outras questões.
Ao aplicar os processos de segurança dentro da empresa, é importante ter a participação de todos, desde os diretores até os operários, que devem ser os maiores interessados na prevenção de acidentes. Depois da implementação de todas as medidas, também é fundamental que hajam inspeções regulares do local de trabalho, bem como a certificação de que os empregados seguem as políticas de segurança.
Quando as medidas são bem aplicadas, os trabalhadores se mantêm seguros e concentrados em suas tarefas, aumentando a eficiência da produção.
AQUILA EXPERTS e seus métodos de antecipção de risco evitando os acidentes.
Para se evitar os acidentes de trabalho e, consequentemente, não afetar a produtividade na empresa, as informações coletadas são ferramentas essenciais na gestão da segurança. Por meio de check lists, há ganho de tempo nas inspeções e a certeza de que nenhum item foi esquecido. Já os formulários e relatórios auxiliam na sistematização desses dados, demonstrando o que está sendo feito com sucesso e o que precisa de ajustes na empresa.
Portanto, um profissional que se sinta seguro e com a saúde física e psicológica preservada dentro da empresa, tenda a ficar mais motivado, o que influencia em seu melhor desempenho, requisito indispensável para a efetiva produtividade do ambiente de trabalho e, como resultado, o sucesso da empresa.
Entre em contato e vamos trabalhar juntos!